Sobre finais apropriados para os seriados.

Assuntos livres sobre Tokusatsu!

Moderador: Fivered

Shido de Mizar
Membro
Membro
Mensagens: 152
Registrado em: 08 Set 2016, 23:18
Contato:

Sobre finais apropriados para os seriados.

Mensagempor Shido de Mizar » 26 Nov 2016, 19:41

Após ver o vídeo que o Resistência Tokusatsu lançou recentemente onde se debate se o Tokusatsu é ou não um produto infantil, me lembrei que o Nobuhiro Watsuki, o autor de mangás como Rurouni Kenshin, Gun Blaze West, Buso Renkin e Embalming, em um trecho da entrevista ao Kenshin Kaden disse que na última saga do mangá de Samurai X (saga essa inédita em anime) não matou a Kaoru por que como direcionou a história do mangá na saga de Kyoto para uma abordagem mais típica de mangás shonen, Samurai X deveria ter um final apropriado para tal gênero, um seja, final feliz. Mas por que falar disso se o assunto é sobre tokusatsu?? Simples, o público-alvo tanto dos mangás e animes dos gêneros shonen e shoujo (lembrando que Samurai X, assim como muitos outros mangás de sucesso como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e One Piece, foi lançado originalmente na Shonen Jump) quanto dos tokusatsus (em especial os da Toei) é o mesmo: o público infanto-juvenil. Tokusatsus do Toeiverso, se formos ver bem, são shonens em forma de live-action. Entretanto, vemos que entre alguns dos tokusatsu que nós conhecemos há alguns que fogem a essa linha, como por exemplo, o Kamen Rider Black, o Metalder e o Flashman, onde o inimigo é vencido, mas essa mesma vitória tem um alto preço e os heróis não conseguem tudo o que queriam. Como por exemplo, o final do Flashman, onde nossos heróis vencem La Deus, Keflen, Kaura e companhia limitada, mas tem que fugir da Terra por causa dos efeitos do fenômeno anti-Flash e assim acabam não descobrindo quem são seus pais (exceto a Sara). Segundo informações do Ricardo Cruz no DVD do Flashman, muitos dos escritores da série eram contrários às idéias do Hiroshi Soda para o final da série por que não eram apropriadas para uma atração destinada ao público infantil e assim afugentaria a audiência. O Watsuki, levando em consideração o que ele disse no Kenshin Kaden, certamente acharia um final como o do Flashman nem um pouco adequado para um mangá shonen (e certamente também para suas contrapartes em live-action). O que vocês me dizem a respeito disso?? Concordam com o que o que o criador do Kenshin e companhia limitada disse no Kenshin Kaden??
Imagem

Avatar do usuário
Barak
Membro
Membro
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Set 2016, 19:14
Contato:

Re: Sobre finais apropriados para os seriados.

Mensagempor Barak » 18 Nov 2017, 19:38

Spielvan podia ter tido um fim mais simples do que aquela enrolação de futuro e passado sem sentido (se aquele Castelo Water é o mesmo do futuro, como Hele aparece adulta e o Dr. Bio está presente?).
Já falei antes mas digo de novo: no fim, Pandora traria Lay de volta ao normal pra ajudá-la, mas ela lembra de como foi desprezada e se alia a Spielvan, Pandora é derrotada com o sacrifício do Dr. Bio e após a explosão do castelo, tudo fica em paz.
Lay começa uma vida normal como fisioculturista, Helen vira namorada de Daigoro e Spielvan e Diana se casam. 10 anos depois, os dois tem filhos gêmeos.

Changeman: por motivo óbvios, os monstros Wuba, Pikarla, Pain, Hawker e Dólar não morrem e voltam no final pra ajudar os Changeman, e em seu lugar, Gyodai agiganta uma aranha, um cão raivoso, uma mosca, um escorpião e um rato. Buba escapa da morte e se alia aos Changeman e a enfermeira que cuida dele, de nome Jinko, é na verdade Jill, que voltou a vida pois os seres de seu mundo ganham uma segunda chace de viver se se sacrificassem por alguém que amam verdadeiramente, embora com um pequeno surto de amnésia temporária. Hawker corre pra base pra tentar salvar Ahames e consegue resgatá-la milagrosamente. Durante a luta contra Giran, Buba o ataca com a Espada Vital, separando-o de Giluke, que volta a forma original e também se alia aos Changeman.
No fim, depois de voltarem a Terra, Ozora sugerem que comemorem a vitória e como a base foi destruída, a celebração se dá num restaurante dirigido pelo irmão mais novo de Ozora, que faz questão de fazer tudo por conta da casa, pois abrir restaurantes já é uma tradição da família, e Ozora um dia também terá o seu. A festa vai regada de comida (Hayate e Giluke disputam o último bolinho) até a karaokê, e todos tomam parte, até Gata e Gyodai, sem falar do belo dueto que Shima e Sakura fazem.

Flashman podia ter sido assim: Barak não morre, mas perde parte da memória e mesmo em tal condição, mostra ser útil durante as lutas. ao final, 4 possibilidades:
!) uma luta final entre Barak e Nefer na Terra. Barak vence e quando Nefer está a beira de cair no abismo, ele a salva porque se lembra quando Titan o polpou e o ensinou sobre o valor da vida. Um pouco depois, a família Tokimura se encontra com Barak e juntos contemplam o Star Condor partindo. Barak é aceito na família e os conforta que um dia os Flashman voltarão. Nefer, que assiste a distância tudo, se disfarça de colegial e segue seu caminho;
2) os Flashman aceitam a proposta do Dr. Kefrlen mas Barak é o primeiro a se submeter, pois Keflen diz poder torná-lo humano. Durante a transformação, Nefer, que não morreu, tenta atacar Barak e o processo a torna humana também. Os Flashman se submetem ao tratamento e o aspecto negativo do poder Flash é sugado deles, mas causa uma sobrecarga que leva a destruição do Cruzador. Todos fogem e Keflen morre feliz por ter finalmente descoberto quem era. Os Tokimura se reúnem com o grupo, que ficam felizes em ter Sara de volta a suas vidas, e se prontificam em ajudá-los a achar suas famílias. Nefer parte em paz.
3) Mag recebe notícias do planeta Flash que foi enviado um antídoto para o efeito negativo e quando os Flashman estão a morte, os Tokimura, avisado por Mag, administram o antídoto e os salvam. Uma mensagem no foguete diz que os Flashman não poderão voltar a Flash ou serão acometidos novamente pelo efeito negativo e o antidoto não funcionará de novo.
4) o mesmo final que o 3, mas é o casal que criou os Flashman que vão a Terra com o antídoto. Eles ficam felizes e orgulhosos da equipe, mas não podem ficar muito e se despedem dos amigos.

Jiraya: depois dos eventos do episódio de Manin Luana, Haburamu é convidado a ser membro dos Togakure e fica até o fim da série. Ele e Toha se tornam verdadeiros irmãos, tanto que quando Toha precisa recuperar a Armadura Olímpica, Haburamu o segue só pra torcer e fica chamando Yagiro de "aliados dos Feiticeiros" pra irritá-lo, dando chance a Toha de derrotá-lo. Um pouco depois, Morgana ressuscita Jane pra tentar pegar Jiraya, mas ela escapa do controle e o ajuda a vencê-la, porém ela é obrigada a se afastar pra não correr o risco de ser dominada de novo. Em Amizade Perdida, na parte final, Manabu mete uma "bicuda" em Wild, Storm e Barão Owl por term sido bobos em acreditar nos boatos, e o Barão ganha um segundo chute e é chamado de Barão Otário, por ter feito a cabeça dos dois.
No fim, quando Jiraya está pra vencer Parchis, Tubarão e Devil Cat, Steel 002 aparece e os salva, levando-os até Dokusai. Em seu lugar, Morgana convoca os espíritos de Aman Negro, Luana e Adolf Sugitani. Em vez de Tetsuzan, é Manabu que se coloca na frente do Barão quando este insiste em querer Paco. Alan, Rakuchin, Agnes e Beni Lagarto aparecem pra ajudar e derrotam Steel, Devil, Tubarão e Parchis, que fogem junto aos outros.
Depois da vitória, Tetsuzan, Toha, Kei, Manabu, Rei e Haburamu partem numa viagem de férias para uma pousada mas ao chegarem, todas estão sem vagas, exceto uma que será inaugurada no dia seguinte. Ela é administrada pelos Corvos, que querem agora uma vida honesta e como prova de confiança, oferecem a Toha e cia. hospedagem por conta da casa por serem os primeiros fregueses. E é por acaso que reencontram a senhora Akiko, que procurava emprego. Ela e Tetuzan começam a se entender e decidem se casar, pra alegria dos filhos. Os Corvos oferecem a pousada para a cerimônia e todos os amigos são convidados. Toha pela primeira vez chama Tetuzan de pai em vez de velho e antes do casamento, decide anunciar que Toha agora representa a trigésima quinta geração dos Togakure.

Jiban: Jiba salva Marshall e Kenon atirando no teto sobre Jean Marie. Elas fogem prometendo ficar na linha. No fim, as duas abrem um salão de beleza e hidroginástica.

Jaspion: em O Monstro do Século, Jaspion não quer matar Sion e desse modo, agarra Macgarem e ordena a Satan Goss que liberte Sion, embora Macgarem pede a seu pai que não faça. Sem escolha, Satan Goss liberta Sion e Macgarem é lançado longe. Daileon derrota Satan Goss e Sion precisa ficar escondido em sua caverna ate´que o mal seja derrotado de vez. Purima e Gyoru, em vez de se fundirem naquela fera, a conjuram com o que resta de seus poderes. Vendo que poderão ser punidas por Macgarem por terem falhado, ambas torcem pra Jaspion derrotá-lo. Sion, Mamãe Gordon e Namaguederas aparecem pra ajudar no fim. Kilmaza e os soldados escapam de morrer e quando tentam matar as crianças, Purima e Gyoru os impedem. Elas se encarregam dos soldados e Jaspion destrói Kilmaza. Ambas vão embora e por acaso encontram Yumiko, a garota que seria sacrificada para a cerimônia de Satan Goss. Ela as apresenta as amigas que querem aprender a dança. então as duas viram professoras de dança.

Machineman: Machineman descobre a rota de fuga do Prof. K e Lady M, que ao tentarem fugir, são cercados por muitas crianças e sofrem de um ataque agudo das alergias. Machineman consegue eliminar o papagaio robô e assiste com um sorriso malicioso os dois sendo torturados. Após ver que ambos "apanharam" bastante, aplica-lhes o Raio de Transformação, curando-os de seus males. Depois disso, Prof. K e Lady M viram os maiores amigos das crianças da cidade. Machineman parte com a promessa de voltar e casar com Gunko.
Imagem
VAMOS DETONAR!!!


Voltar para “Tokusatsu Livre”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante