Gavan/Sharivan/Shaider - Tópico oficial da trilogia Uchuu Keiji

Gyaban, Sharivan, Sheider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector, Solbrain, Excedraft, Jumperson, Blue Swat, B-Fighter e B-Fighter Kabuto, Kabutack e Robotack.

Moderador: Shinobi Jiraiya

Top Gunder
Membro
Membro
Contato:

Re: Gavan/Sharivan/Shaider - Tópico oficial da trilogia Uchuu Keiji

Mensagempor Top Gunder » 15 Set 2017, 01:59

Acho Uchuu Keiji Gavan uma ótima série, e merece todo o respaldo que tem - respaldo esse ao menos no Japão e França, claro. Só que a meu ver ainda era um tanto rudimentar, e muita coisa passou a ser muito melhor aproveitada nos Metal Heroes subsequentes. Óbvio que era de se esperar, visto que é a primeira das séries - e isso que falei até certo ponto acontece com Himitsu Sentai Gorenger e a série Kamen Rider (a primeira, de 1971). Tem o mecha mais legal ente as três séries (Doll), mas eu acho que, "cromaticamente" ele teria mais a ver com Uchuu Keiji Shaider. Mas recomendo a séries sim, e é melhor que Shaider, por exemplo. E só acrescentando: não sei como seria no Brasil em termos de repercussão se Uchuu Keiji Gavan fosse exibido no Brasil em 1987 no lugar de Jaspion (que começou a ser exibido pela Manchete em 1988, na verdade) tendo o mesmo tratamento deste (e sido lançado em VHS antes, como foi com Jaspion). O fato é que Jaspion é mais "cool" do que o "quadradão" Gavan, e isso eu acho que pegou com os brasileiros na época. Acho até que o mesmo valeria no caso do Changeman, se a consagrada Choudenshi Bioman fosse exibida em seu lugar (ou mesmo a cafona Goggle V, que era contemporânea de Gavan). E para quem viu a (fraca) série de anime dos 70's chamada Uchuu no Kishi Tekkaman (ou Space Knight Tekkaman - "Tekkaman, o Cavaleiro do Espaço" em uma tradução mais literal) perceberá que Gavan foi inspirado (ou será que chupinhou mesmo? :P ) em muitíssimas coisas desse anime. Sem falar que Tekkaman tem aquela espada de "dois extremos" igual à que Spielvan usaria 11 anos depois (e que apareceria no Episódio I de Star Wars quase uma década e meia depois, hehehe! ). Alguns links pros que estiverem interessados n comparação:

http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?sh ... e&aid=1273

E para baixar a série Tekkaman completa, legendada em português tem lá no Armageddon Fansub. Bom... pelo menos eu achei brutalmente semelhantes. E vocês?

Sobre Uchuu Keiji Sharivan: quando vi essa série pela primeira vez (na estreia da mesma aqui no Brasil via Band - acho que foi em 1991, ou algo assim . Detestava ela por, então, achá-la cafona (na época, que fique claro; não vamos esquecer que já havia sido exibido Jaspion, Jiraiya e o fabuloso Metalder), defasada e com a dublagem ruim ainda (pudera, com o já cansado Élcio Sodré nela...). Preferia as outras duas séries de Detetive Espacial (Gavan e Shaider), mas décadas depois após tê-la visto na sequência (ou seja, com Gavan antes e Shaider depois) percebi que era de fato a melhor das três. Aperfeiçoou o que havia sido apresentado em Gavan - ficando assim mais versátil - e tirou o desnecessário, adicionou um climazinho sinistro à trama e era bem mais resolvida e muito menos confusa do que a de Shaider. E como todas essas séries de Detevive Espacial, só pecava mesmo nos Mechas (nem adianta discutir, nisso o Daileon é imbatível ainda!); o mecha de Sharivan (me esqueci o nome do desgraçado! :P ) mais parece um vendedor de amendoim em estádio de futebol, hahaha! :lol: Mas recomendo bastante! E mais hora, menos hora, vou dar uma conferida nesse longa-metragem de 2014. E estive revendo ela inteira atualmente, mas tive que parar no episódio 17 pois as legendas disponibilizadas pelo Japasubs vão, lamentavelmente, só até o episódio 17. E como falei acima: acho mais dinâmica e versátil que Gavan, e o clima mais macabro também me agrada (adoro séries mais "macabras" como os dois Lion-Maru dos anos 70, Spectreman, Kamen Rider Black, Maskman e Metalder, pra vocês terem uma ideia). Mas voltando à Sharivan: à partir de Outubro sairá no Japão o primeiro (de um total de três) box em Blu-Ray da série. Espero que legendem as raws em FullHD tão logo quanto possível.

E quanto à Uchuu Keiji Shaider: acho definitivamente a pior das três, mas na verdade não consigo achá-la ruim de jeito nenhum. Mas é a mais fraca das três (mais fraca até que Gavan, que é a mais "basicona" das três, como havia dito acima). Pra mim em termos de ruindade não supera Jikuu Senshi Spielvan (também conhecido como "Jaspion piorado"), Tokkei Winspector e Tokkyu Shirei Solbrain. Lembro também que era, na época em que passou aqui, meu Policial do Espaço favorito entre os três (detestava Sharivan, série que hoje gosto muito). A coisa com o Shaider é que a trama, pelo menos a meu ver, tinha uma pegada mais Jaspion - só que em Jaspion os roteiristas ao menos elaboraram melhor a mesma, deixando a série excelente. Em suma: ainda acho Shaider muito bom, mas meio que "envelheceu mal". Ótima série, mas vocês encontrarão séries Metal Heroes melhores (e algumas poucas piores, hehe!) nas décadas de 80 e 90 sem muito esforço.

Vi os especiais da "etapa clássica", e desses recentes não vi nem o do Sharivan, nem o do Shaider, e nem aquele crossover que o Gavan fez com Dekaranger. mas vi o do Gavan, de 2012. E se por um lado não chega a ser aqueeeeela obra-prima, por outro é bem bacaninha e dá pra assistir sem maiores pretensões.

RoboRider
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor RoboRider » 15 Set 2017, 18:53

Dos 3 filmes dos Uchuu Keiji Next Generation, para mim, o melhor foi o do Sharivan, disparado. Eles só exageraram um pouco nas reviravoltas, mas a trama é boa e as cenas de ação são o ponto forte, onde as lutas são bem coreografadas e a que mais se aproxima da violência de KR Amazons.
Série anterior: Kamen Rider Kiva
Série atual: Kamen Rider Decade

Top Gunder
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Top Gunder » 15 Set 2017, 19:28

RoboRider escreveu:Dos 3 filmes dos Uchuu Keiji Next Generation, para mim, o melhor foi o do Sharivan, disparado. Eles só exageraram um pouco nas reviravoltas, mas a trama é boa e as cenas de ação são o ponto forte, onde as lutas são bem coreografadas e a que mais se aproxima da violência de KR Amazons.

E falando em Sharivan, pra quem ainda não viu daqui a um mês e meio eles estarão lançando a série em Blu-Ray. Sairá a primeira (de um total de três) caixa no dia 08 de Novembro de 2017 em 3 discos, abrangendo os episódios 01 à 18:

Imagem

http://www.cdjapan.co.jp/product/BSTD-9701
A segunda, também com 3 discos, sai no dia 10 de Janeiro de 2018 e abrangerá do episódio 19 ao 35: http://www.cdjapan.co.jp/product/BSTD-9702
E a terceira no dia 07 de Março de 2018, também com 3 discos e abrangendo do episódio 36 ao 51: http://www.cdjapan.co.jp/product/BSTD-9703

Por uns 200 dólares cada uma (o que atualmente dá quase 630 Reais, fora os impostos). Sem legendas, região livre, acompanhará um livreto e de extras nos boxes 2 e 3 vêm comentário dos atores

Sevencaldas
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Sevencaldas » 18 Set 2017, 14:22

Não quero ofender ninguem, mas a Herbert Richers deixou de dublar alguns episodios que estão em japones.

William Marvelous
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor William Marvelous » 21 Set 2017, 22:12

Dos Uchuu Keiji, sempre gostei de todos, mas considerando Gavan como o supra sumo, afinal, foi ele que iniciou uma era na TV japonesa!

O meu predileto em termos de enredo e desenrolar é o Sharivan, talvez por eu ter tido mais contato com a série! No entanto, sem dúvida nenhuma considero o Gavan como o melhor pelos motivos já mencionados.

Shaider é com certeza o "menos bom" da trilogia, mas está longe de ser uma série ruim, chega a ser igualmente interessante, porém a história pode estranhar bastante em relação a seus antecessores! Gostei muito da sequência final da série e do capítulo especial, além do primeiro filme!

Gostei também de ver os Next Generation do Sharivan e do Shaider, mostram que o universo dos detetives espaciais é bastante rico! Espero ver como vai ser depois de Gavan X Dekaranger junto dos outros times...

Sevencaldas
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Sevencaldas » 24 Set 2017, 22:28

É uma pena que não se fazem mais nomes criativos comos nos anos 80 hoje em dia.

mokichi
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor mokichi » 28 Set 2017, 15:24

Pelo que me lembro o melhor é o Gaban.

Tô revendo Shaider e tô gostando mais do que quando revi Sharivan.

Jorges
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Jorges » 29 Set 2017, 17:33

Sevencaldas escreveu:Não quero ofender ninguem, mas a Herbert Richers deixou de dublar alguns episodios que estão em japones.

Depende de qual seriado, às vezes falta a dublagem porque ela não foi encontrada, ainda mais que são seriados antigos.

Poly...
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Poly... » 29 Set 2017, 23:22

Finalmeeente acabei de ver Sharivan!!
Boa série, mas melhorou muito do meio pra o final e os dois últimos episódios foram bem legais. A participação de Gavan no início e no final da série foi preponderante pra torná-la mais atrativa.
Achei melhor que sua antecessora (Gavan).
Enfim, agora é partir para "Sharivan- next generation" e depois ver Shaider.

Sevencaldas
Membro
Membro
Contato:

Mensagempor Sevencaldas » 30 Set 2017, 05:50

Poly... escreveu:Finalmeeente acabei de ver Sharivan!!
Boa série, mas melhorou muito do meio pra o final e os dois últimos episódios foram bem legais. A participação de Gavan no início e no final da série foi preponderante pra torná-la mais atrativa.
Achei melhor que sua antecessora (Gavan).
Enfim, agora é partir para "Sharivan- next generation" e depois ver Shaider.

Estava me referindo ao Shaider.

Voltar para “Metal Hero”